• Foto do escritorMD Oftalmo

Catarata: Uma das principais causas de cegueira do mundo

Atualizado: 26 de ago. de 2019

Doença que causa cegueira pode acontecer por inúmeras causas.

Esquerda, visão com catarata; direita, visão sem catarata
Diferença entre visão com e sem catarata

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho) que atrapalha a entrada de luz nos olhos, causando a diminuição e até perda da visão. Esta condição tem se tornado um dos principais fatores de cegueira entre a população e seu surgimento deriva de fatores variados.

Por ir se desenvolvendo com o tempo, a catarata é uma doença que pode dificultar o dia a dia de uma pessoa. Já não é tão simples dirigir, assistir televisão ou ler e, é nesse ponto em que as pessoas procuram um oftalmologista.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a catarata pode ser classificada em diferentes tipos, que podem nos ajudar a entender melhor quais os fatores de risco. A catarata congênita é uma das mais raras. Acontece no nascimento ou primeiro ano de vida do bebê e pode surgir devido a uma infecção ou uso de drogas e álcool pela mãe, durante a gravidez.

Também podemos encontrar a catarata secundária que sucede devido a fatores variados. Problemas oculares como uveíte, glaucoma, descolamento de retina e tumores malignos intra oculares podem provocar a catara. Além de fatores oculares, temos o fatores sistêmicos que são associados a traumatismos, diabetes mellitus, hipoparatireoidismo, causas tóxicas por ferro mióticos, cobre e corticoides tópicos, exposição a radiações actínicas, como em raios X e outros.

Por fim temos a catarata senil, que é a causa mais comum, caracterizando 85% dos casos de catarata. Ocorre como um processo normal de envelhecimento, com maior incidência em pessoas acima 50 anos.

Por ter variáveis de riscos, a população tem se sido um grande alvo desta doença lenta e prejudicial a visão. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas. Os prejudicados têm sua visão nublada e confusa, ficam muito sensíveis à luz e podem ter visão dupla.

Seu tratamento é feito inicialmente com o uso de óculos de grau e óculos escuros, mas sempre é necessário uma cirurgia de catarata. A cirurgia é a forma mais eficaz de devolver a visão da pessoa. Fora esses métodos de tratamentos, existem alguns cuidados que podem evitar a progressão ou mesmo prevenir a catarata, como o cuidado e tratamento de diabéticos, ir em consultas regulares ao oftalmologista caso haja casos de catarata na família, não utilizar por períodos prolongados medicamentos corticosteroides, prevenir a obesidade, não fumar ou ingerir em excesso bebidas alcoólicas, entre outras precauções.

Os riscos propostos pela catarata são reais e apesar de ser uma doença lenta, é perigosa e causa cegueira. Fique atento a sua saúde ocular, um acompanhamento regular com o oftalmologista é o caminho mais certo para tratar essa e outras doenças oculares.